- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Desconhecida
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Desconhecida
 - Estimativa Populacional
 - Continente: Desconhecida
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
A franga-d’água-pequena é uma espécie migradora transaariana pouco conhecida, para a qual foram obtidos apenas três registos no decurso do atlas. Todos correspondem a aves isoladas, detetadas em zonas húmidas, nomeadamente em pequenas lagoas pouco profundas ou valas nos estuários do Tejo e Sado e no sapal de Castro Marim. A espécie terá sido reprodutora regular e bem distribuída em Portugal tendo sofrido um declínio populacional significativo ao longo do século XX (Catry 1999). Atualmente o seu estatuto no nosso país é indeterminado, sendo plausível que esteja extinta como nidificante ou que nidifique apenas de forma irregular e esporádica (Catry 1999, Moore & Neves 2001). Os registos foram obtidos entre finais de março e a terceira semana de abril, o que indicia poder tratar-se de aves em migração.
No atlas nacional anterior, a franga-d’água-pequena foi detectada em apenas um local, a lagoa dos Patos, mas não foi confirmada a sua reprodução. Esta área não coincidiu com os registos atuais. A franga-d’água-pequena tem hábitos extremamente discretos e a sua deteção visual ou auditiva é muito difícil. O facto de não ter havido qualquer esforço de prospeção dirigido no período de atlas e da sua estratégia de reprodução ser do tipo oportunista, ou seja, de se reproduzir quando e onde as condições hidrológicas forem ideais, permite pensar que possa nidificar esporadicamente em Portugal sem que isso seja detetado.
Carlos Pacheco
Referências bibliográficas
Catry P (1999) Aves nidificantes possivelmente extintas em Portugal Continental. Revisão e síntese da informação disponível. Airo 10: 1-13.
Moore CC, Neves M (2001) Uma gravação de franga-d’água-pequena em Portugal. Pardela 15: 4-5.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

