- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Aumento
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Estável
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 500 000 - 2 000 000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
Em Portugal a carriça encontra-se distribuída por quase todo o território continental, nidificando desde o nível do mar até regiões montanhosas. Sendo uma espécie bastante dependente de vegetação arbustiva densa, a sua abundância é menor em regiões do país onde este tipo de estrutura vegetal é escassa ou se encontra ausente como em certas regiões da Beira Baixa, Baixo Alentejo e litoral algarvio.
É mais abundante a norte do rio Tejo, particularmente no noroeste e centro do país, desde o litoral da Estremadura até às serras do centro e maciço central. Encontra-se sobretudo em bosques húmidos, florestas com sub-coberto bem desenvolvido e galerias ripícolas, adaptando-se bem a outros habitats arborizados como jardins e parques urbanos, construções rurais, sebes e cavidades rochosas. Pode ainda ser relativamente comum em eucaliptais com sub-bosque.
A distribuição da espécie apresenta um aumento significativo no interior do Baixo Alentejo e uma diminuição na raia alentejana, particularmente a norte e leste da albufeira do Alqueva. Registou-se ainda uma pequena contração na distribuição no leste da Beira Baixa, e um alargamento da distribuição no litoral do Algarve.
Pedro Fernandes
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

