- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Estável
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Diminuição
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 8000 - 15 000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
A coruja-do-mato distribui-se ao longo de todo o território de Portugal Continental, embora de forma mais fragmentada no norte interior e no Baixo Alentejo. Esta espécie ocorre sobretudo em bosques e florestas autóctones com árvores de maior dimensão de espécies como carvalhos, sobreiros, azinheiras, castanheiros e freixos. No entanto, tem uma grande capacidade de adaptação a outros ambientes, nomeadamente zonas urbanas, em particular parques, e florestas de produção como pinhais e eucaliptais. Pode também ocorrer em zonas agrícolas desde que estejam presentes algumas árvores de maior porte.
A coruja-do-mato parece ser mais abundante nos montados do Alto Alentejo e Ribatejo, sobretudo quando compostos por sobreiros e azinheiras de maior porte. Esta coruja é menos abundante nas áreas abertas do Baixo Alentejo e no centro e norte de Portugal, onde pode não ter sido detetada nalgumas quadrículas nas quais a sua ocorrência é mais rara.
Os limites da área de distribuição da coruja-do-mato parecem manter-se relativamente estáveis em relação ao anterior atlas de aves nidificantes. A ligeira diminuição do número de quadrículas com presença pode estar relacionada com o insuficiente esforço de amostragem dirigido às aves noturnas. A tendência populacional da coruja-do-mato em Portugal parece estável (GTAN-SPEA 2021), apresentando um ligeiro crescimento em Espanha (Escandell & Escudero 2021).
GTAN (Ricardo Tomé, Rui Lourenço e Inês Roque)
Referências bibliográficas
Escandell V, Escudero E (2021) Noctua – Tendencia de las aves nocturnas. SEO/BirdLife. In: Programas de seguimiento y grupos de trabajo de SEO/BirdLife 2020, pp. 20-23. SEO/BirdLife. Madrid.
GTAN-SPEA (2021) Relatório do Programa NOCTUA Portugal (2009/10 - 2020/21). Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa (relatório não publicado).
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

