- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante / Migradora de passagem
 - Tendência Populacional
 - Continente: Desconhecida
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Estável
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 558 - 943 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
A chilreta apresenta uma distribuição restrita a Portugal Continental, que é fundamentalmente costeira e associada a estuários e sistemas lagunares. Contudo foram obtidos também registos confirmados de nidificação no interior, nomeadamente nas albufeiras do Caia e do Alqueva, ou em pequenas albufeiras próximas como na Herdade do Esporão. Na ria de Aveiro e nos estuários do Mondego, Tejo e Sado a chilreta nidifica sobretudo em complexos de salinas e pisciculturas. Nas albufeiras do Caia e do Alqueva nidifica em pequenas ilhotas com pouca vegetação.
A espécie apresenta maior abundância no sotavento algarvio, nomeadamente no sistema lagunar da ria Formosa, onde cerca de 90% da população nidifica em praias das ilhas barreira. Nesta região, a população nidificante em salinas tem vindo a diminuir acentuadamente desde os anos 2000, o que pode estar relacionado com o abandono da exploração do sal e consequente aumento da cobertura de vegetação em redor dos tanques. Os censos anuais da população nidificante na ria Formosa revelam grandes oscilações, que vão de 573 casais em 2016 a 188 casais em 2019. Nos outros locais a informação é mais escassa, mas observações e estimativas indicam uma população máxima de 320 casais para as restantes zonas costeiras, e de cerca de 50 casais para a região do Alqueva e Caia. Por conseguinte, a população reprodutora em Portugal é estimada entre 558 e 943 casais.
A sua distribuição e abundância não se modificaram de forma substancial em relação ao anterior atlas de aves nidificantes.
Jaime Ramos
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

