Regulus regulus
- Nome Comum
- estrelinha-de-poupa
- Ordem
- PASSERIFORMES
- Família
- Regulidae
- Outros Nomes
- estrelinha * (Açores)

- Classificação
- Continente: Nativa Açores: Nativa
- Fenologia
- Continente: Invernante Açores: Residente
- Tendência de Distribuição
- Continente: - Açores: Estável
- Estimativa Populacional
- Açores: 45 517 - 307 960 casais
Descrição
A estrelinha-de-poupa é uma espécie típica de habitats florestais frios, sendo mais abundante nas florestas de coníferas (Martí & Moral 2003). No território continental, onde é invernante, a espécie tem sido observada em diferentes regiões desde 2016, com reduzido número de registos em época fenológica coincidente com a pré-reprodução. Mas não existem registos de nidificação confirmada desta espécie em Portugal Continental e na Madeira. No arquipélago dos Açores, a espécie é residente e está associada à floresta laurissilva e às florestas com predominância de incenso (Pittosporum undulatum). Ocorrem três subespécies diferentes: R. r. sanctaemariae na ilha de Santa Maria, R. r. azoricus na ilha de São Miguel, e R. r. inermis no grupo central e na ilha das Flores. A espécie está ausente nas ilhas do Corvo e da Graciosa.
No arquipélago dos Açores, a espécie é comum, mas a sua abundância é maior nas ilhas do Pico e nas Flores, onde existe uma maior área arborizada. Apesar de reproduzir-se em Espanha entre os 900 e os 1500m, mas nos Açores existem registos de nidificação em zonas costeiras de pouca altitude.
A alteração da sua distribuição no arquipélago dos Açores face ao atlas das aves nidificantes publicado anteriormente não é significativa, apresentando uma ligeira redução.
Alba Villarroya
Referências bibliográficas
Martí R, del Moral JC (eds) (2003) Atlas de las Aves Reproductoras de España. Dirección General de Conservación de la Naturaleza, Sociedad Española de Ornitología, Madrid.
Distribuição
Mundial

Distribuição
Europeia
