- Classificação
- Continente: Nativa
- Fenologia
- Continente: Residente / Invernante
- Tendência Populacional
- Continente: Desconhecida
- Tendência de Distribuição
- Continente: Estável
- Estimativa Populacional
- Continente: 200 - 500 casais
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
- Provável
- Possível
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
- Ambos
- II Atlas
Descrição
O alfaiate alimenta-se em águas pouco profundas, salobras ou dulciaquícolas, de substrato lodoso e rico em invertebrados aquáticos. Ocorre em estuários, lagoas costeiras, arrozais, açudes e barragens, e em Portugal nidifica quase exclusivamente em salinas ativas ou abandonadas formando pequenas colónias em cômoros com reduzido coberto vegetal. A população nidificante tem uma distribuição localizada, ocorrendo sobretudo no litoral algarvio e ainda nos estuários do Tejo e Sado e ria de Aveiro.
É no sotavento algarvio que a espécie é mais abundante, e onde se concentra mais de 90% da população reprodutora. O censo realizado em 2021 identificou a Fuzeta como a área mais importante para a nidificação da espécie no Algarve com 94-110 casais (ICNF, dados não publicados).
Em relação ao atlas de aves nidificantes anterior, verificou-se um ligeiro decréscimo na área de distribuição a nível nacional (7%), mais evidente no sotavento algarvio. Os núcleos reprodutores nos estuários do Tejo e Sado foram mantidos e foi confirmada pela primeira vez a nidificação da espécie na ria de Aveiro. A inversão na tendência de crescimento da população reprodutora observada no último atlas, parece estar relacionada com o abandono das salinas ou a sua conversão para aquiculturas no sotavento algarvio.
Afonso Rocha
Distribuição
Mundial

Distribuição
Europeia
