Pyrrhocorax pyrrhocorax
- Nome Comum
- gralha-de-bico-vermelho
- Ordem
- PASSERIFORMES
- Família
- Corvidae

- Classificação
- Continente: Nativa
- Fenologia
- Continente: Residente
- Tendência Populacional
- Continente: Desconhecida
- Tendência de Distribuição
- Continente: Estável
- Estimativa Populacional
- Continente: 100 - 300 casais
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
- Provável
- Possível
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
- Ambos
- II Atlas
Descrição
A gralha-de-bico-vermelho tem uma distribuição muito fragmentada e localizada em Portugal. Os seus núcleos estão localizados de norte a sul do país em áreas de montanha (Peneda-Gerês, serra do Marão, serra da Estrela e serras de Aire e Candeeiros), vales fluviais escarpados (Douro Internacional) e áreas costeiras (sudoeste alentejano e Costa Vicentina). Este corvídeo está associado a áreas onde predominam a agricultura de baixa intensidade e a pastorícia tradicional. Entre as principais características de habitat destaca-se a presença de estratos herbáceos e arbustivos baixos, áreas de pastagem extensiva, lameiros, zonas recentemente queimadas e rocha nua. É uma espécie muito vulnerável às alterações antropogénicas como o abandono das terras e as mudanças nas práticas agrícolas e pecuárias. Como locais de nidificação utilizam geralmente fendas e buracos de difícil acesso, destacando-se as furnas marítimas, escarpas costeiras e de montanha, algares, grutas e minas abandonadas.
É o corvídeo mais raro e ameaçado no território nacional. É mais abundante nas áreas do Douro Internacional, serras de Aire e Candeeiros, sudoeste alentejano e Costa Vicentina.
A sua abundância não se modificou de forma substancial desde o anterior atlas de aves nidificantes. A distribuição dos maiores núcleos populacionais continua estável. É de destacar a possível extinção dos núcleos da serra do Alvão e da serra do Barroso.
Francisco Barros e Francisco Morinha
Distribuição
Mundial

Distribuição
Europeia
