- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Aumento
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Aumento
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 698 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
Durante o período reprodutor, o colhereiro distribui-se de forma descontínua e localizada pelo território continental. Não nidifica nos arquipélagos dos Açores, da Madeira e das Selvagens. Reproduz-se sobretudo na metade sul do país, nomeadamente no interior alentejano, nas bacias dos rios Sado e Tejo, na lagoa de Santo André e no litoral algarvio. Para além disso, também nidifica no Baixo Mondego. Reproduz-se em colónias, sejam monospecíficas ou com outras garças, cegonhas-brancas ou íbis-pretas, que se situam em zonas húmidas com pouca perturbação. Ocorre na orla costeira, associado aos principais estuários, lagoas e pauis, ou no interior, em albufeiras e rios. Constrói ninhos em árvores de médio porte, arbustos, ou mesmo vegetação rasteira e a sua época de nidificação é alargada, podendo durar desde finais de fevereiro até setembro.
O colhereiro é pouco abundante a norte do Tejo. A maior parte da população concentra-se nas bacias do Tejo e Sado e no sotavento algarvio, situando-se as colónias mais numerosas na ria Formosa, estuários do Sado e Tejo e paul do Boquilobo.
Comparativamente ao anterior atlas, registou um aumento populacional e conta atualmente com maior número de colónias. Expandiu a sua área de reprodução, sobretudo no Alentejo interior e estabeleceu-se na bacia do Guadiana. Consolidou a sua presença na bacia do Tejo, onde atualmente se concentra cerca de 43% da população reprodutora e expandiu-se para norte, tendo estabelecido colónias no Baixo Mondego.
Hugo Sampaio
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

