Phoenicurus phoenicurus
- Nome Comum
 - rabirruivo-de-testa-branca
 - Ordem
 - PASSERIFORMES
 - Família
 - Muscicapidae
 
                                            - Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Incerta
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Aumento
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 1000 - 5000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
O rabirruivo-de-testa-branca apresenta uma distribuição particular em Portugal Continental uma vez que, apesar de ocorrer de norte a sul do país, se encontra praticamente ausente das zonas ocidentais a norte do rio Tejo. Este rabirruivo é um migrador estival que chega a Portugal geralmente no final de março. Na época de reprodução ocorre sobretudo em montados de sobro, com densidades de sub-bosque variável, mas também em pinhais, bosques mistos, zonas com castanheiros, carvalhais e pomares. É uma ave sobretudo insetívora mas, no final do verão, a sua dieta pode incluir bagas. Os seus hábitos discretos podem influenciar a sua deteção nos habitats florestais mais fechados, sendo muitas vezes o seu canto que denuncia a sua presença.
Mesmo nas zonas onde predominam os seus habitats preferenciais, como os montados de sobro, o rabirruivo-de-testa-branca é em geral uma espécie pouco abundante. No entanto, é pontualmente comum nalgumas zonas do Alentejo (como na serra de Grândola), Ribatejo, Beira Baixa e Trás-os-Montes e Alto Douro.
De um modo geral, a área de distribuição do rabirruivo-de-testa-branca manteve-se semelhante ao reportado no atlas anterior. Há, contudo, a destacar um aumento dos registos desta espécie sobretudo em algumas zonas do Alentejo interior e Algarve, onde não havia sido detetada a sua presença; mantem-se a sua ausência no centro litoral e na zona noroeste do país.
Ana Leal
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            

