- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente / Invernante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Desconhecida
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Desconhecida
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 10 - 40 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
Em Portugal Continental, o guincho tem uma distribuição reduzida e fragmentada na época de reprodução. A maioria dos locais onde foi confirmada a sua nidificação situam-se no interior alentejano, em habitats ripícolas criados pela construção de represas (Castro Verde) e grandes barragens (Alqueva, Caia). As evidências de reprodução a norte da ria de Aveiro e no Algarve devem resultar da observação de adultos não reprodutores que permanecem nas áreas de invernada e/ou da presença precoce de juvenis em dispersão, nascidos fora de Portugal. De igual modo, a presença do guincho nas ilhas da Madeira e Terceira deverá envolver apenas aves não reprodutoras.
Entre o anterior e o presente atlas, verificou-se uma expansão na área de nidificação do guincho em Portugal. Os locais de reprodução encontram-se agora no Alentejo e na ria de Aveiro e não incluem o estuário do mondego, onde nidificava aquando do anterior atlas. A expansão da área de reprodução do guincho em Portugal acompanha a tendência em Espanha (Cantos 2022) e está em contra-ciclo com a regressão no sudoeste e oeste da Europa (Heldbjerg & Bregnballe 2020). É novidade o uso de albufeiras no Alentejo para a sua reprodução, embora no anterior atlas a espécie tenha sido aí detetada em vários locais, sem registo de evidências de nidificação. O guincho reproduz-se ainda num escasso número de locais, dispersos pela metade sul do continente. Com a possível exceção das albufeiras do Caia e Alqueva, a sua nidificação é irregular e sem continuidade temporal entre épocas de nidificação consecutivas.
Pedro Cardia
Referências bibliográficas
Cantos FJ (2022) Gaviota reidora Chroicocephalus ridibundus. In: III Atlas de aves en época de reproducción en España. Molina B, Nebreda A, Muñoz AR, Seoane J, Real R, Bustamante J, del Moral JC (eds) SEO/BirdLife, Madrid. https://atlasaves.seo.org/ave/gaviota-reidora/
Heldbjerg H, Bregnballe T (2020) Black-headed Gull. In: Keller V, Herrando S, Voříšek P, Franch M, Kipson M, Milanesi P, Martí D, Anton M, Klvaňová A, Kalyakin MV, Bauer H-G, Foppen RPB (2020) European Breeding Bird Atlas 2: Distribution, Abundance and Change. European Bird Census Council & Lynx Editions, Barcelona.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

