- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante / Invernante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Estável
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Aumento
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 1500 - 4000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
A águia-calçada reproduz-se em regiões com um mosaico de bosques e terrenos abertos, montados, vales fluviais e, inclusive, zonas urbanas (Orta et al. 2020; Cruz 2008). Em Portugal, nidifica exclusivamente no continente, estando ausente dos arquipélagos atlânticos. Concentra a maior parte da sua distribuição reprodutora no Alentejo, Ribatejo, Estremadura, Beira Baixa, Beira Alta e Trás-os-Montes e Alto Douro. No Algarve e no litoral a norte da península de Setúbal tem uma distribuição mais descontínua, frequentemente associada a zonas húmidas.
É mais abundante a sul do Tejo, em particular nas regiões de montado do Alto Alentejo e no extremo oriental do Ribatejo. A norte do Tejo, é mais abundante nas zonas raianas da Beira Baixa e Beira Alta. Embora nidifique na faixa litoral oeste e sul, é aí menos abundante quando comparada com as regiões do interior.
A comparação com o anterior atlas revela um notável aumento (26,2%), no número de quadrículas com evidências de nidificação. A área de reprodução pode estar sobrestimada devido à contabilização como possíveis nidificantes: i) de aves invernantes que ainda não se deslocaram para os locais de reprodução; e ii) de aves em passagem migratória. A águia-calçada expandiu a área de reprodução ao longo de dois eixos principais: i) para norte do cabo Carvoeiro, ao longo da faixa litoral; e ii) para oeste, em Trás-os-Montes e Alto Douro, ocupando a quase totalidade do distrito de Vila Real. Apesar desta marcada expansão geográfica, o padrão de variação espacial da abundância mantém-se quase idêntico ao do anterior atlas.
Pedro Cardia
Referências bibliográficas
Cruz C (2008) Hieraaetus pennatus, águia-calçada. In: Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005). Equipa Atlas (eds) Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Parque Regional da Madeira e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Assírio & Alvim, Lisboa.
Orta J, Boesman PFD, Marks JS (2020) Booted Eagle (Hieraaetus pennatus), version 1.0. In Birds of the World. del Hoyo J, Elliott A, Sargatal J, Christie DA, de Juana E (eds) Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

