- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Incerta
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Estável
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 600 - 1500 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
O peneireiro-cinzento é uma espécie que se reproduz em habitats com árvores dispersas com subcoberto herbáceo. No Alentejo está sobretudo associado a montados pouco densos de sobro ou azinho. No centro e norte, apresenta uma distribuição mais fragmentada, podendo ocorrer em habitats com estrutura semelhante, como os dominados por carvalho-negral ou castanheiro, com pastos altos. Ocorre ainda em áreas agrícolas do litoral oeste e norte, assim como em praticamente todo o litoral algarvio, incluindo em áreas de Barrocal. Pode também ser encontrado na Costa Vicentina e ao longo de boa parte da faixa raiana este.
De forma geral, a espécie ocorre em baixas densidades, podendo ser mais abundante ao longo do vale do Tejo e em algumas áreas no distrito de Beja. É localmente abundante na ria de Aveiro, sobretudo perto de Estarreja.
A distribuição do peneireiro-cinzento apresenta alterações significativas face ao atlas anterior. Por um lado, sofreu uma forte regressão no Alentejo interior, principalmente no centro e Alto Alentejo, coincidindo com as áreas de maior abundância histórica da espécie (Rufino 1989, Catry et al. 2010). Estas regressões estão provavelmente ligadas à conversão de habitat aberto para culturas permanentes lenhosas, como olivais, vinhas e amendoais, e ao aumento de outras áreas de regadio com culturas anuais. Por outro lado, expande-se para a quase totalidade do litoral oeste e algarvio, partes do litoral norte e ainda para a zona fronteiriça espanhola das regiões centro e norte (Balbotín et al. 2008).
João Paulo Silva, Ana Teresa Marques e João Gameiro
Referências bibliográficas
Rufino R (coord) (1989) Atlas das Aves que Nidificam em Portugal Continental. CEMPA/SNPRCN, Lisboa.
Balbotín J, Negro JJ, Sarasola JH, Ferrero JJ, Rivera D (2008) Land-use changes may explain the recent rand expansion of the black-shouldered kite Elanus caeruleus in southern Europe.
Catry P, Costa H, Elias G, Matias R (2010) Aves de Portugal. Ornitologia do território continental. Assírio & Alvim, Lisboa.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

