- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Diminuição
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Diminuição
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 1051 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
A sua área de distribuição no território continental estende-se desde a bacia do Mondego até ao Algarve, estando ausente nos Açores e Madeira. Nidifica principalmente na faixa litoral, podendo, no entanto, fazê-lo também em locais no interior, associada normalmente a Bubulcus ibis.
Não obstante o alargamento da área de distribuição para os pauis do baixo Mondego e o aumento de casais em algumas colónias (como aconteceu na ria Formosa), e de novas colónias, como no estuário do Tejo, o efetivo contabilizado a nível nacional diminuiu em relação ao obtido no decurso do anterior atlas (Equipa Atlas 2008) registando-se um decréscimo de cerca de um terço da população nidificante.
A sua distribuição permanece no geral semelhante à do último atlas (Equipa Atlas 2008), com exceção da sua instalação enquanto espécie reprodutora, nos pauis do Baixo Mondego. Já na comparação da concentração dos efetivos mais significativos, relativamente à situação histórica é de salientar a redução drástica relativamente à década de 1990, em particular no Algarve, onde contava nessa época, só no Parque Natural da ria Formosa com 812 casais (Encarnação, 1995), atualmente reduzida a uma centena.
Vítor Encarnação
Referências bibliográficas
Encarnação V (1995) Censos de aves aquáticas no Parque Natural da Ria Formosa. Estudo Técnico nº 2. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa.
Equipa Atlas (2008) Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005). Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Parque Natural da Madeira e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Assírio & Alvim, Lisboa.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

