- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Diminuição
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Diminuição
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 300 - 1000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
Ocorre principalmente no interior do território continental, em habitats naturais ou antropogénicos, com coberto herbáceo ou arbustivo, sem declives acentuados. Distribui-se pelas planícies com pastagens ou com cultivo extensivo de cereais de sequeiro, na sua maioria no Alentejo. Também ocorre em planaltos, no centro e sobretudo no norte, principalmente em zonas de altitude elevada. Muitas destas zonas correspondem a populações cuja distribuição se estende a Espanha (Santangeli & Arroyo 2017).
É mais abundante na área de distribuição que coincide com o cultivo extensivo de cereais de sequeiro. No norte e centro a sua abundância é menor e mais variável, sendo mais abundante em planaltos de serras e nas zonas de fronteira, que estão adjacentes a áreas com abundâncias elevadas em Espanha (Santangeli & Arroyo 2017).
A sua distribuição sofreu uma redução significativa, devido à diminuição da área ocupada nas zonas mais litorais e também devido ao aumento da fragmentação nas duas principais manchas de ocorrência. A sua abundância provavelmente também diminuiu em várias regiões, tendo em conta que em Espanha observou-se um declínio populacional de 23 a 27% entre 2006 e 2017 (Arroyo et al. 2019), especialmente nas zonas mais próximas do território nacional. Estas tendências negativas, já observadas no atlas anterior, poderão estar relacionadas com a implementação de regimes mais intensivos, e com a conversão de culturas de sequeiro para regadio e de zonas agrícolas em florestas. Adicionalmente, as alterações climáticas poderão ter um impacto negativo no sucesso reprodutor, por forçarem a antecipação do corte em várias culturas cerealíferas.
Ricardo Jorge Lopes
Referências bibliográficas
Arroyo B, Molina B, del Moral JC (2019) El aguilucho cenizo y el aguilucho pálido en España. Población reproductora en 2017 y método de censo. SEO/BirdLife. Madrid.
Santangeli A, Arroyo B (2017) The Montagu’s Harrier in Spain: Population status and trend, nesting habitat, nest protection measures and conservation solutions. Die Vogelwelt 137(4): 372-377.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

