Caprimulgus europaeus
- Nome Comum
 - noitibó-cinzento
 - Ordem
 - CAPRIMULGIFORMES
 - Família
 - Caprimulgidae
 
                                            - Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Migradora nidificante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Aumento
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Aumento
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 1500 - 9000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
O noitibó-cinzento distribui-se principalmente no norte e centro do território de Portugal Continental, embora com menor continuidade no interior, estando ausente na maior parte do Alentejo e Algarve. Ocorre sobretudo em áreas florestais, de diferentes densidades, principalmente em povoamentos de coníferas, ou em zonas de matos relativamente densos, nidificando no chão. Pode ser encontrado a alimentar-se em áreas cultivadas ou outras áreas abertas, próximas de florestas. Ocorre também em várzeas, áreas ripícolas e dunas. Nidifica em Portugal sobretudo entre abril e agosto, sendo frequente nas serras do norte até ao início de outubro.
Não existem dados sistemáticos da abundância desta espécie em Portugal, que é considerada localmente comum no norte da sua área de distribuição e pouco abundante ou rara a sul.
Em relação ao atlas anterior, neste atlas o noitibó-cinzento está presente de forma mais contínua em alguns locais no sul da sua área de distribuição, sobretudo em parte do Alto Alentejo e Alentejo litoral, onde foi detetado num maior número de quadrículas contíguas. Destaca-se ainda a ocorrência da espécie no Algarve, onde não tinha sido detetado no anterior atlas das aves nidificantes. As recentes alterações na sua distribuição e a sua tendência populacional positiva na última década (GTAN-SPEA 2021) sugerem que esta espécie se encontra em expansão, pelo menos no sul de Portugal.
GTAN (Ricardo Tomé, Rui Lourenço e Inês Roque)
Referências bibliográficas
GTAN-SPEA (2021) Relatório do Programa NOCTUA Portugal (2009/10 - 2020/21). Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Lisboa (relatório não publicado).
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            

