- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente
 - Tendência Populacional
 - Continente: Incerta
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Diminuição
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 500 - 5000 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
O alcaravão é uma ave de hábitos crepusculares e comportamento discreto que frequenta habitats com vegetação herbácea e arbustiva baixa e esparsa. A espécie nidifica de forma isolada em solo nu ou com reduzido coberto vegetal, por vezes pedregoso em áreas agrícolas, nomeadamente pousios e culturas cerealíferas de sequeiro, terrenos incultos, montados e dunas. Em Portugal Continental a população nidificante encontra-se distribuída no interior, sobretudo centro e a sul do Tejo e, de forma mais localizada, no litoral a sul de Viana do Castelo e na ria de Aveiro.
É mais abundante no centro e interior alentejano onde se encontram as maiores extensões de habitat propício à sua nidificação.
Relativamente ao atlas de aves nidificantes anterior observou-se uma contração de 16% da área de distribuição da espécie, mais evidente no Alto Alentejo e interior norte e centro, sendo que nestas últimas regiões a espécie praticamente desapareceu. Em sentido contrário, a área de distribuição da espécie apresentou um aumento no litoral. A tendência da população parece ser de declínio, à semelhança do que acontece em Espanha (de Juana, 2022). A intensificação agrícola, com a conversão das culturas de sequeiro em culturas arbóreas de regadio intensivo e uma maior utilização de pesticidas, a florestação e a crescente predação dos ovos por corvídeos e a redução do pastoreio tradicional, podem ser consideradas as principais causas do decréscimo populacional.
Afonso Rocha
Referências bibliográficas
de Juana E (2022) Alcaraván común Burhinus oedicnemus. In: III Atlas de aves en época de reproducción en España. Molina B, Nebreda A, Muñoz AR, Seoane J, Real R, Bustamante J, del Moral JC (eds) SEO/BirdLife, Madrid. https://atlasaves.seo.org/ave/alcaravan-comun/
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

