- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente / Migradora nidificante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Desconhecida
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Estável
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 5 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
No território continental, distribui-se atualmente por locais das bacias hidrográficas do Mondego, Tejo, Sado, Mira, Guadiana e das ribeiras do Alentejo. Nidifica em vegetação palustre e ripícola, em lagoas costeiras, pauis, cursos de água e açudes. Durante os trabalhos de campo, foi apenas possível confirmar a sua presença em sete localizações. Está ausente nos Açores e Madeira.
Espécie bastante rara, sendo mais abundante na bacia do Tejo. Tendo em conta que algumas colónias têm acessos muito difíceis, que dificultam a sua monitorização, tem-se a noção de que o efetivo real pode ser superior ao estimado.
A escassez de informação torna difícil fazer qualquer conjetura sobre verdadeiras tendências da sua área de distribuição ou da sua população nidificante. No entanto, registam-se alterações da área de distribuição relativamente ao último atlas, com a confirmação da sua nidificação na bacia do Guadiana, concretamente na albufeira do Caia, e o abandono da ribeira de Moinhos (Sines) e da albufeira de Alqueva nos anos mais recentes. Nidifica em alguns anos, no paul do Boquilobo.
Vítor Encarnação
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

