- Classificação
 - Continente: Nativa
 - Fenologia
 - Continente: Residente / Invernante
 - Tendência Populacional
 - Continente: Estável
 - Tendência de Distribuição
 - Continente: Diminuição Madeira: - Açores: -
 - Estimativa Populacional
 - Continente: 1660 casais
 
Mapa de Distribuição
Legenda
Nidificação
- Confirmada
 - Provável
 - Possível
 
Mapa de Abundância
Legenda
Frequência 
de Ocorrência
                            - Maior
 -  
 -  
 -  
 -  
 - Menor
 
Mapa de Comparação com o Atlas Anterior
Legenda
Nidificação
- III Atlas
 - Ambos
 - II Atlas
 
Descrição
Esta espécie ocorre de norte a sul, apresentando, no entanto, uma distribuição mais contínua nas bacias hidrográficas do Tejo, Sado e Guadiana, estando praticamente ausente do Algarve. Nidifica em colónias de pequena ou média dimensão, em muitas delas associada a cegonha-branca ou a outros ardeídeos. Também pode nidificar isoladamente. Utiliza diversos tipos de suporte e de habitat. Está ausente nos Açores e Madeira.
A população tem vindo a aumentar desde a década de 1980, quando a população no Alentejo, principal área de distribuição à época, foi estimada em cerca de 360 casais (Candeias 1981). No censo realizado entre 2000 e 2004, no âmbito do anterior atlas, a população foi já estimada em 1414 casais. O efetivo obtido em resultado do censo dirigido no âmbito deste atlas é pouco superior ao registado no último atlas, pelo que aparentemente a espécie mostra uma tendência de estabilidade populacional.
Tal como outras espécies de garças, também esta apresenta relativamente ao atlas anterior, uma deslocação da maioria dos efetivos reprodutores para a bacia hidrográfica do Tejo e para norte desta, embora mantenha ainda alguma importância em algumas localizações, nas bacias hidrográficas do Guadiana, Sado e das ribeiras do Alentejo.
Vítor Encarnação
Referências bibliográficas
Candeias D (1981) As colónias de Garças em Portugal. Serviço de Estudos do Ambiente, Lisboa.
Equipa Atlas (2008) Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005). Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Parque Natural da Madeira e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Assírio & Alvim, Lisboa.
Distribuição 
Mundial
                            
                            Distribuição 
Europeia
                            
                            
                                            

